Ser CLT virou motivo de piada!
Vivemos o suficiente para ver o trabalhador virar chacota...
Se você trabalha como funcionário registrado, saiba que você virou motivo de piada.
Sim, crianças e adolescentes têm utilizado “CLT” como xingamento. Algumas tão novas que, provavelmente, nem compreendem bem o que significa a sigla.
Então, além de todo o perrengue que você já passa no seu dia a dia, é muito provável que seu filho esteja chamando algum coleguinha de CLT de forma pejorativa.
Sim, porque da forma que o “xingamento” se popularizou, qual é a probabilidade de toda essa garotada ser filho de empresário?
Ou seja, filho de CLT usando a CLT como zombaria.
Não querendo encontrar um culpado, mas acredito que grande parte da responsabilidade por esse tipo de pensamento é dos coaches da internet, que vendem fórmulas milagrosas, fazendo com que as pessoas que não obtém resultados extraordinários sejam vistas com menosprezo.
Para piorar, atualmente temos a figura do coach mirim.
São crianças com presença digital, resultados (reais ou fake) e que pregam coisas como: “não vale a pena fazer faculdade!” ou “fuja da CLT!”.
A verdade é que nem todo mundo tem talento ou vontade de ser empresário, e não há nada de errado com isso.
É claro que o Brasil precisa de mais incentivo e educação direcionadas ao empreendedorismo, mas para isso, não é preciso menosprezar quem trabalha da forma CLT.
Apesar de não ser o “contrato” de trabalho mais vantajoso, tanto para o empregado quanto para o empregador, é o que temos aqui no Brasil.
Acho até válido criticar o sistema CLT em si, mas ridicularizar o trabalhador é muita sacanagem.
E você, o que acha?
Ossu, ótimo texto. Acho que isso é uma manifestação do desgosto coletivo relacionado a chamada "corrida dos ratos", apesar da Revolução Industrial ter acontecido há um tempo e as condições de trabalho hoje em dia serem muito melhores de modo geral, o desgaste do trabalhador médio pós-revolução industrial, principalmente em grandes cidades ecoa de diversas formas. As pessoas buscam desesperadas uma saída do "9 - 5" como dizem os americanos, essa saída(ou tentativa de saída)vai de seguir coaches na Internet ou até aderir ideologias fantasiosas muitas vezes provadas falsas. Hoje em dia com o acesso praticamente irrestrito à Internet, crianças absorvem o conteúdo que é voltado a adultos, o que é muitas vezes um grande problema, muitas vezes esses conteúdos são simplesmente armadilhas de atenção ou esquemas para tirar dinheiro ou até mesmo ambos.